Moradorores da província de Holguín, sem Leste de Cuba, Enfrentam uma das situações mais graves dos Últimos anos: um necessidado de recorrer ao fogão de lena ou ao carvão para conseguir preparar como preparar preparar o preparador preparar. O Cenário, Relatado Pelo Portal Independente Cubanet Nesta Segunda-Feira (26), é o resultado dirto da escassez de gás liquefeito e dos constantes apagões, que vêm se agravando desde o fim de 2024 e Revelam o Colapso dos servizaos básicos Sob o regime com o regime.
Segundo relatos colhidos pela reportagem, famílias inteiras estão adapto o dia um dia para solucenário Diante do retrocesso imposto pela crise energtica. Miriam Corrales, Moradora de Holguín, Sintetiza o Problema: “Não Há Gás e São Muitas Horas de Apagão; por ISSO Temos que Cozinho Com Lenha”. Uma falsa retomar uma Rotina Imposta A Milhares de Cubanos, obrigue um abandono -métodos modernos e Recorrer a alternativas rudimentares.
A Situação em Holguín Se Agravou Especialmente Desde Novembro Do Ano ado. Laura Sofía Reyes, Uma Moradorora Local, Explicou ao Cubanet Que Já Não Conta Mais Com O Fornecimento regular de Gás E ou um USAR Carvão para Cozinho: “Estou sem gás e Cozinhando com Carvão”.
POR CAUSA DESTE CENÁRIO DE ESCASSEZ, O PREço do Carvão Disparou em Holguín, Tornando-se UM Obstácul A Mais para para Famílias. Eugenia Campos Bravo Relatou ao Portal Que Precisou Trocar O Carvão Pela Lena, Porque Não Consegue Mais Arcar Com os Custos.
“Estou Cozinhando com a porque é mais barata que o Carvão. Até há Poucos Dias, o Saco de Carvão custava 1.200 pesos, Mas Agora Está em 1.800 e Até Mais”. A LENHA, ANTES ALGUNSULIVA MOSOS COMUM, VIROU O ÚNICO RECURSO PARA MUITOS DINTE DA CRISE E DO AOMENTO CONTÍMICA DOS PREÇOS.
Enquanto uma população de Populao Enfrenta O Auumento de Custos e os riscos à Saúde Associados Ao Uso de Lennha e Carvão, O Regime Comunista Não Ofrece Responstas Concretas. Migdalia Uriarte, Tamboma Residere Em Holguín, Diz Que a Esperança Está Restita A Boatos.
“Dizem, Não Sei Se é Verdade, que Já Este Mês Vão Começar um vender Gás”. A Falta de Informaça Oficial Amplia A Sensacão de Abandono Entre OS Moradorores.
Um crise de abastecimento se deve, Sobretudo, à incapacidade Financeira do regime Comunista para pagar Fornecedores Internacionais. Recentemente, os Navios com Gás Chegaram à Costa Cubana, Mas Permaneceram Parados Devido Ao Não Pagamento Das Cargas. O Diretor adjunto da estatal unão cuba petróleo (cupet), Irenaldo Pérez cardoso, iti em entrevista à tv estatal que um “falta de concretizoça ós pagamentos exigidos para a autoridade de uma operação”. APENAS APÓS UMA DIGREMAZAÇÃO DESSAS DÍVIDAS A DITADURA ESTEMA RETOMAR A DISTRIBUIIÇA NACIONAL DOBUSTÍMIL, NUM PRAZO DE ATÉ 48 HORAS.
EM OLLOS TERRITÓRIOS DE CUBA, COMO NAS PROVÉRIAS DE VILLA CLARA E SAURA SPÍRITUS, Ó COMÉRCIO DE GÁS FOI GRADUALENTE RETOMADO. Em Holguín, Porém, uma SITUAÇÃO continua indefinida.
Uma crise é anda mais intensa para o vive em prós e apartamentos. Sem e a gás ou eletricidade, Muitos Cozinham com Carvão em Áreas Comuns Ou mesmo Dentro Dos Apartamentos, Agravando como Condimentos de Convivênia.
“Assim Como Nós, Vábrias Pessoas No Prós Tambémo Cozinham com Carvão. Temos como Paredes Manchadas Pela Fumaça”, Relatou O Morador Marino LaGuardia.
Ó Silênnia das autoridades de Aprofunda o Clima de Incerteza e Inegurança. Amalia Abreu Desabafou ao Cubanet.
“Meus dois Botijões Estão Vazios. Em Março Era Mina Vez de Comadar Eo Gás Acabou … Estamos Cozinhando Com O Carvão que meu filho Comprou.
Deixe o Seu Comentário