4v4n5y
Após um repórter brasil Revelar os planos do governo do Rio Grande do Sul e da Empresa Scala para Construir Uma “Cidade de Data Centers” Em Eldorado do Sul, Município devastado Pelas Enches de Maio de 2024, O Governo Federal Publicouma Portaria Reconhecendo a Viio
A Norma, Assinada Pelo Ministétro de Minas e Energia, Tamboma Lista A Infraestrutura que Ainda precisaria ser construada pela empresa para a Instalaça ãe da Serria A Maior iniciative do gêlero na amaca latina.
À época da reportagem, publicada em abril, uma secretaria de desenvolvimento econômico do estado informou que já havia levado governão federal a Pauta de crriação de um ambiente regulamento a favorita aoS de dados de dados e à Inteligência. Não, no Manifestou Sobre Riscos ou impactos ambientais do Empreendimento.
ATualMENTE, NÃO HÁ REGRAS Específicas para o LicenciaNTO Ambiente de Data Centers na Legisiação Estadual do Rio Grande do Sul Nem no âmbito federal. O Governo Tamboma Discute UM Marco Legal Específica, Ainda Bailombente. Esses Emprendimentos demandam grandes volumes de energia e água, especialmente para resfriamento dos servidores, ea extensão do impacto ainda éSconHecida.
O Scala Ai City É superlativo: o Investimento previsto inicial é de r $ 3 bilhões, Pod, Alcançar ATé R $ 500 Bilhões, Segundo Dadas do Governo Estadual. Para efeito de Comparação, o mais investimento privado da história do Rio Grande do Sul ATÉ ENTÃO POMA A GRANHA DA FABRICA DE CELULOSOSE DA CHILENA CMPC, em 2024, que somou R $ 24 Bilhões.
Quando Estiver Em Plena Operáia, O Complexo da Scala Devador Atualmente, uma capacidada de 4,75 Gigawatts (GW) Em Processamento. Trata-se de Uma Potênia Superior à DA Quarta Maior Hidrelética Do Brasil, uma Usina de Jirau, No Rio Madeira (RO), Que Gera 3,7 GW-Energia sufeciente para abastecer Cerca de 40 milhões de pesoas.
Em nota à Repórter Brasilum scala afirmou que o consumo de eletricidade não afetará o abastecimento de eldorado do sul ou municípios vizinhos e que Toda a energia utilizada será 100% renovável e certrada. Uma empresa, porém, não informou de onde exatamente virá uma eletricidade que abastecerá o megacomplexo.
ABORA AINDA NÃO POSTURA REGRAS Claras para o Licenciamento Desas ambiental Emprendimentos, o Brasil Vem Se posicionando como “A Nova Fronteira” do Data -centers. Nenhuma Caso da Scala Ai City, Uma Lei Municipal Foi Criada Sob Medida para o Projeto, Permitindo um Licenciamento “Simplado e Autodeclaratório”.
Em Viagem Aos Estados Unidos no Início de Maio, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Anunciaou um intenção do governo federal de acelerar um desonera, de Bens de Capital, Máquinas E Equipamentos Relationos a Data Centers. A Medida Antecipária Efeitos da Reforma Tributria para O Setor e Fará Parte Do Futuro Plano Nacional de Data Centers (Redata).
NO Dia 7 de Maio, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Protocolo Pedido de Aceso à Minuta do Redata, Anunciada por Haddad Durante A Viagem. Uma solicitação de Enviava aos ministérios da Fazenda e doSenvolvimento, Indústria, Comércio E Serviço (MDIC). Em Responsta, uma secretaria de dessenvolimento industrial do Mdic Afirmou que o documento ainda é um “Ato Preparatório, Cujo Acendo ao Público é Permitido Somente Após A edi ão respectivo a ou decisão”.
O IDEC Contestou uma justificativa. “Já vimos esse Tipo de argumentos ser Usado para o que é um documentoso, mas especialmente o caso de ainda mais absurdo, Já que materiais Já Foram Appresentados para Executivos de Empresas Estrangeiras, Mas Não Para Afirum a Pupria Poprapulaço Brasileira”, mas a Pupria da Pupria.