4v4n5y
DOIS INDIGENAS Parakanã Foram Surpreendidos por Pistoleiros Nesta Terça-Fira (13) Na Terra Indígena (Ti) Apyterewa, sem sul do Pará. Um dos Deles Levou UM Tiro de Chumbo de Raspão na Perna, Mas Consideguiu Chegar à Base da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indigenas). O outro Ficou DeSaparecido Após o Ataque. Ele é Encontrado Horas Depois, Buscando Abrigo na Casa de Um Morador da Região.
Esse é o Quinto Acaque A Tiros Registrado Nos Últimos Seis Meses na Terra Indígena, considera um mais desmatada da Amazônia. Desde uma operação de desintrusão Realizada em Outubro de 2023 Pelo Governo Federal, Que Retirou Centenas de Invasores, Ó Territão Vive Sob Tensão Constante.
Em Entrevista à Repórter BrasilLiderança parakanã comenta o Descaso do estado com uma segurança dos indigenas que vivem na ti. “Não sei quantas vezes nós já denunciamos. Cadê como autoridades para tomar providênias?”, Questões.
“O Governo Federal Fez o Serviço DeLe e Tirou Todos Eles da Nossa Terra. Mas, Cadê A Segurança? Cadê a Atuaia do Governo Federal Tamboma?”, Complemente.

Para proteger o territão, o Povo parakanã ou um construir Novas Aldeias No Interior da Terra Indígena, Numa Tentative de Impedir O Retorno de Fazendeiros Ilegais. Sem entanto, os ataques persistiram, inclusive Nas Aldeias Recém-Formadas.
Em uma denúncia feita em julho de 2024, Poucos meses Após da operação de desintrusão, em febril, uma associação indígena tato'a, que representam os parakanã, freqüência de territão a vinha vinha sendra sendra sendo invidro invidro.
UM Repórter Brasil Procurou a PF (Polícia federal) ea funai para questionar quais medidas Estão sendão adotadas para proteger o territão após a desintrusão e diante dos atos recentes, mas não obteve respecta até o fechamento destra relatagem.
Entrenda o conflito 2t4p5d
EM OUURUBRO DE 2023, O REGOLO FEDERAL REALIZOU Uma megaoperaçaia para Retirar os Invasores da Ti Apyterewa. Um Azão Contou com Apoio do Exército, da PF, da Força Nacional, Além de Agentes da Abin (AgÊncia Brasileira de Inteligência), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Dos Recursos naturais renováis) e dosos.
Localizada no sul do pará, um equivalente a um equivalente a cinco municípios de São Paulo. Na Época, Cerca de 700 Indigenas Viviam na Porça Norte, Próxelos Ao Rio Xingu. HAVIA TAMBÉM REGISTROS da Presença de Indigenas Isolados e de Recente Contato, Segundo o Comando da Operação.
O DOS 773 MIL HECTARES faz territão, Já Foram Desmatados mais de 55 mil hectares (Cerca de 14% do total). Mais da Metade da Destrução Ocrereu Durante O Governo do Ex-Presidentse Jair Bolsonaro (PL), Entre 2019 E 2022.
DURANTE O PROCESSO DEMARCAÇÃO DA Terra Indígena, AO LONO DOS ANOS 2000, Um Funai Identificou 1.175 Posseiros na Área, conformidade Dados obtidos pela Repórter Brasil Via Lei de Aceso à Informaça. DeSse Total, o Órgão Reconheceu 292 como OcuPantes de Boa-Fé, com Direito A Compensações por Benfeitorias. Já OS 883 Restantes Foram Consideredos de Má-Fé, Seve Qualquer Direito às Terras Onnde Estavam Instalados.