A JBS Avesdo Grupo JBS, FOI Responserabilizada Pelo Ministrio do Trabalho E Emprego (MTE) por submeter 10 pesoas a Condições análogas à Escrvidão no Rio Grande do Sul. OS Resgatados Trabalhavam na coleta de Frangos em granjas fornecedoras da empresa.
Segundo OS Auditores Fiscais que Realizaram O flagrante, Ó Grupo Tine Jornas de Até 16 Horas Diárrias e Comia Frangos Descartados por Estarem Fora do Padrão da JBS. Alguns dos Trabalhadoras, Segundo a fiscalizaça, Chegaram a Buscar Ajuda Hospitalar Com Sintomas de Esgotamento Físico.
Segundo a Lei Brasileira, submetera Trabalhadorores A Jornadas Exaustivas, Que Geram Riscos à Saúde Ou Mesmo à Vida, É U um Dos Elementos que Caracteriza O Emprego de Mão de Obra Análoga à ESCRIDIO.
Além Disso, Tamboma Foi Identificada A submissão dos resgatados A Condições Degradantes Erabalhos ForçoDos mediante AMPOSIÇÃO DE DÍVIDAS ILEGALS. O Mte Afirma que, como Despesas de Transporte e Alimentação do Grupo, Desde Seus municípios de origem o local de Trabalh, Eram Ilegalmente convertidas em dívidas a serem abatidas Dos Seus Ganhos Diárrios. Uma Prática, Segundo OS fiscais, Era Usada para Mantor OS Trabalhadores O Maior Tempo Possível um Serviço do Contratante.
O Resgate Ocreu em Dezembro de 2024, mas a Responsabilidade de Responsabilidade Direta da JBS Aves Pelo Caso Só Foi Formalizada em Abil Deste Ano.
ORGINALENTE, OS TRabalhadorores Foram Contratados por uma terceirizada da empresa, uma Mrj Prestadora de Serviço. Sem entanto, o MTE Classificou Uma unidida da JBS Aves de o Fundo (RS) como um “principal responsável” Pelas infrações que Caracterizaram o Emprego de Mão de Obra Escrava, Já Que Ela Quem Estabelecia Oso Locais, Cronogram fornecederas.
:: Leia Também: A Árdua Tarefa de Pôr o Frango na Caixa ::
AGORA, A JBS TERÁ UMA OPORTUNIDADE DE RECERER DO AUTO DEFRAÇÃO EM DUAS INSTÂNCIAS istratives Antes de Entrar na Lista suja do Trabalho Escravo, Cadastro do Governo Federal Que Lista OS Empregadores Responsabilizados Pela Pratica. As diversas Empresas Adotam Políticas para Recreições Religações Comerciais e de Finantoento com como Empresas inclusos no No Documpo.
Em respata à Repórter Brasilum JBS Disse que suspedeu imedia uma entrevista de servos, encerrou o contato e bloqueou a Empresa terceirizada Assim queou Tomou conhecimento das denúncias. Uma companhia de Afirmou que Recorre de Autuação e que Locais de Trabalho Disponibilizados Pela JBS no Caso Menconado “Eram Adequados e Atendiam a Legisllaoo Trabalhista”. Um tamboma empresa disse “Tolerânia zero com violações de Prático Trabalhistas e de Direitos Humanos”.
Um relatório Não Localizou O Contato da Mrj. O Espaço Seguro Aberto para Manifestações Futuras.
Esgotamento físico
A Prestação de Serviço Ocorria Desde, Pelo Menos, Agosto de 2023, Segundo Registrado no Auto de Infração da JBS Aves, ado Pela Repórter Brasil.
Os resgatados eram responseveis por recolher Toneladas de Aves Vivas Diariiate, Colocá-Las em Caixas Plásticas e Carregá-Las nos Caminhões que EnterreGariam os Animais para Abate.
Além Das Longas E Extenuantes Jornadas, O Documpo Aponta Que Eles Não Tainham Intervalos Fixos Para Alimentação. Comiam, Quando Possível, sem trajeto Entre como Granjas ou nenhum intervalo Entre uma carga e Ult.
Segundo o MTE, o Cronograma de Coleta Era Elaborado Pela JBS Aves E Enviado com 24H de Antecedênia para a Mrj. Diariate, Duas Equipe de Trabalhadorores Saíam de Arvorezinha (RS) para Realizar uma Apanha nas Granjas de Fornecedores. O Auto de Infração Ressalta que Equipa Deveriam Iniciar Suas Atividades Nos Horários Fixados, “Sobe Pena de Multica Pelos TranStornos Causados no Processo ProduTivo” Da Jbs Aves.

Segundo uma legislada regulamenta terceirizações, Cabe à empresa Contratante Fiscalizar e Garantir Condições Adequadas de Trabalho Quando O ServiCo É Realizado Em SUAS Dependente de O ou Em Locaisis Designados Pora. Ao Deixar de Fazê-Lo, A JBS Aves, Segundo a Auditoria fiscal, foi “Respovel Pela Manutenção dos Empregados terceirizados em CondiÇões Análogas à Scravizados”.
O Grupo de Resgatados Inclui Migrantes de Pernambuco, Bahia, Maranhão e um Trabalhador da Argentina. Auditores da AOS Fiscais do Trabalho, Eles Relataram que Sentiam Tonturas e Fraquezas Pelo Trabalho Excessivo. Dois dos resgatados chegaram um hospital de ser atendidos em um hospital público, com sintomas de esgotamento. “Encontravam-se Combalidos e Extenuados Pelo Grande Esforço Físico, Pouca Ingestão de Alimentos e Sem Descanso Aproprido”, Diz Um Trecho do Auto de Infração.
A Maioria Dos Trabalhadorores Foi Mantida na Informalidade Durante Parte do Período Em Que Prestaram Serviçoos à Mrj. Antes de terem seu contrato de trabalho formalizado, segundo o mte, recebiam por diúrias que variavam de r $ 130 a r $ 150. se não aguentassem transportar um daa a a jorta, eLes deixavam awdo o dia, o deixavam ancasa ancasaMaMaMaMaMaMa.
“Se Não Mata, Aleja”
O Auto de Infração Tamboma Explica que os Trabalhadorores Carregavam, Em Média, 540 Caixas por Caminhão, O que Somava Cerca de 16 Toneladas.
Um dos dos resgatados relatou ter carregado seis caminhões durante um dia de trabalho. De Volta Ao Alojamento, FOI Recrutado para Trabalhar Tamboma No Turno da Noite, Realizando Mais Sete Cargas. Sem total, forame 13 carregamentos sem intervalos sequeiros para alimentação, segundo relatou aos auditores.
Outro Trabalhador contou que, Quando Relatava Estar Muito Cansado, Supervisores OS Seus Responder com um Seguinte Frase: “Mrj, Se Não Mata, Aleja”. Para os auditores do OS, Isso “Traduz o Grau de Naturizaça, da Violência e do Descaso Nas Relações de Trabalho”, Segundo Trecho do Auto de Infração.
Quatro Alojamentos da Mrj Foram fiscalizados. Em um, os trabalhadores relataram que estavam sem água há duas semanas. Não Havia Cama para Todos OS Contratados, os Banheiros Não Tainham Pia e um Dos Trabalhadorores Relatou Que Ficou “Apavorado” Quando Viu como Condições da Casa.
TRÁRICO DE PESSOAS
Parte do Grupo Resgatado Foi Aliciado em Estados do Nordeste com Promessas de Salárrios Altos, Boas Condições de Trabalho e Alojamento e Alimentação Garantidos. Auditores de Segundo OS Fiscais, Eles Começavam a contrair dívidas com Contratante Já no Transporte Até O Rio Grande do Sul. Tamboma Tainham que Pagar Pelo Alojamento e Pela Alimentação, DifERENTEMENTE DO QUE HAVIA SIDO Prometido.
“Uma constataça de que os trabalhadoros foram levados a superestres localizadores para o parágrafo ativado de condicionas de soluços laborárias descritos de nessa autofraçafraça -froca -pico -frabraça -froca -frabrista, de forma de ponteira, a popa de popa de popa, a tipata, a tráfico de Pessoas com fins de exploração Auditores Fiscais do Trabalho.
O Trabalhador Estrangeiro Relatou Aos Auditores Fiscos Ter Sindo Confrontado E AMAXADO PELO SEU SUPERVISOR NA MRJ AO AFIRMAR QUE IRIA DENUNGIO NOMUCIA NOMCIA AIMENTIA AIMINA EM AIMINO EMFRENTES AIMINO ERRANTE ERRANTE AGRANTA AGRANTE ERANTE A AGRANTE ARGUN Direitos e que, se Chamasse a Polícia, ele seria Enviado para Argentina e que entrana recebeu Receberia nada ”, Diz Ulo Trecho do Auto de Infração.
:: Leia Também: Argentinos são escravizados no brasil após fugirem da pobreza em Seu paiss ::
A Terceirizada da JBs Aves Recebeu 20 AUTOS DE Infração Pelas Condições Encontradas, Entre Eles – Assim como A JBS Aves – O de Mantter Trabalhadorores em Situação Análoga a DeScravo.
Uma auditora fiscal ressalta que a jbs Aves Realizou Seis inspeções Nas Frentes de Trabril da Mrj Entre AGOSTO DE 2023 A DEZEmbro de 2024. Auditores para o dando, no dia, no dia, no dia, o núme -nade de manifestos, no dia, o dia do dia, o que é um dos núdas, o que é o dante, no dia, o núle -nade. Atividades Deenvolvidas ”.
Deixe o Seu Comentário