4v4n5y
POR 54 VOTOS Um favor e 13 Contra, o senado apróvou na múite desta quarta-fira (21) o projeto de Lei 2.159/2021. Apelidado de “PL da devastaça.”, O Texto Flexibiliza como Regrelas de Licenciamento Ambiente No Brasil.
Uma proposta já havia ado um dia antes pelas comissões de meio ambiente (CMA) e de agricultura e reforma Agrária (CRA). AGORA, O PROJETO RETORNA À Câmara Dos Deputados E, Se Aprovado, Será Encaminhado para Sanção ou Veto do Presidente Lula (Pt).
“Lembaremos por muito tempo do dia em que se fragilizou completar um ferreatório principal de prevenção de danos da política nacional do meio ambiente”, lamentou suely araújo, ex-presidencial do Ibama (Instituto Brasileiro do Méio Ambiente), OrroJo.
Ó que é o “PL da devastaça”? 3t4e5m
BASICAMENTE, O PROJETO ALTERA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO Ambiental no País. O Texto Licenças de FormAtica, APENAS COM BASE NA AUTODECLARAÇÃO DO EMPREENDIDO, SEM NECESSIDADE DE ANÁLISES TÉCNICAS PRÉVIAS. Um Única Exceção é para o Casos Classificados Como de “Alto Risco Ambiental”.
Especialistas Apontam que o PL Compromete um prevenção de Danos ambientais e enfraquece uma capacidada de fiscalização dos competentes.
Principais Pontos faz projeto 224j22
- Lac (Licença por Adesão e Compromisso)
Um dospositivos mais críticos é um criano da lac (licença por adesão e compromisso). Ela permite que empurendimentos sejam licenciados automaticamente, bastando ao emprendor preerencher um formulário autodeclaratório.
Na Prática, Isso elimina uma necessidade de estudos prévios de impacto ambiental e definição de medidas compensações, esvaziando uma competição de Órgãos técricos para avaliar os riscos.
O PL PERMITE QUE A LAC SEJA USADA POR EMPREENDIGOS DE MÉRIDO POLUIDOR POTENCIAL. Segundo ambientalistas, sem entanto, o texto é inconstitucional – o stf (federal do tribunal supremo) já havia proibido essa possibilidade em abril de 2022.
- Enfraquecimento Dos Órgãos Ambientais
O PL Tamboma Reduz Significativa A ATUAÇÃO DOS ÓRGIOS DO SISNAMA (SISTEMA NUSTIONAL DO MEIO EMBIENTE), COMO O CONHAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e conselhos estaduais.
Além disso, permissão que Emprendimentos em unidades de conservação sejam licenciados sem uma manifestação obriguatória prévia do icmbio (instituto chico mendes de conservóia ão biodiversidade), o quero -margemeas para o paráato de parálogo de parálogo em e -mail e o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é o que é paráato para o paráato do paráato do conservador.
- Ameaça A Povos Indigenas E Quilombolas
O PL RETIRA A Protezão de Territsórios Indigenas e Quilombolas ainda em Processo de Demarchação. ISSO Beneficia Diretamentos citações como o agronegócio ea mineração, Que terão mais facilidade para avançar Sobre ess Territórios.
- Benefício ao agronegócio
Atendendo a uma demanda da bancada ruralista, o texto tambema dispensa o licenciamento ambiental para uma série de ativados agropecurias, mediante ao prenenchimento de um formulálio autoodeclaratóriooRio.
- Lae (Licença Ambiental Especial)
Inclui DURANTE A VOTAÇÃO NO SENADO, A EMENDA 198, DE AUTORIA DO PRESIDENTE DA CASA, DAVI ALCOLUMBRE (UNIÃO BRASIL), CRIOU A LAE (Licença Ambiental Especial).
Uma medida permite a governão federal acelerar o licenciamento de emprendimentos consideredos estratégicos, mesmo que possam causar degradaça ambiental, como é o caso da exploração de petróleo na foz da amazonas.
Ó Que Dizem OS Especialistas? 3ph2h
Diversas Organizações Socioambientais Considere o Pl O Maior Retocesso Ambiental Das Últimas décadas. Em Nota, Ó MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) Afirmou que o Projeto Representa Risco à Segurança Ambiental e Social No Pai e Afronta A Constituição Federal.
“Dessepeita os Povos e comunidades tradicionais, o meio ambiente e Toda uma população brasileira, que Ficará Cada Vez Mais Sujeita aos crimes e degradação Ambientes”, a afirma alice dandara de co -é Obsertatório do clima.